#cultive!

CHAJANAINA_-41

Você sabe o significado da palavra “cultivar”?

De acordo com o dicionário Michaelis:

cultivar1
cul.ti.var1
(lat med cultivare) vtd 1 Amanhar, fertilizar, preparar a terra para que ela produza: Cultivar o solo. vtd 2 Fazer que nasça e se desenvolva (uma planta):Cultivava carinhosamente uma roseira. Em suas terras cultiva muito cacau. vint 3 Exercer a agricultura: O melhor método é cultivar de acordo com o terreno. vtd 4 Biol Fazer propagar-se artificialmente microrganismos.vtd 5 Formar, educar ou desenvolver pelo exercício ou estudo: Cultivar a inteligência, o entendimento, o espírito. Cumpre cultivar nas crianças bons hábitos e sentimentos puros. vpr 6 Desenvolver-se; aperfeiçoar-se; formar-se pela educação. vtd 7 Aplicar-se ou dedicar-se a; aperfeiçoar-se em: Cultivar uma arte ou ciência. Cultivava com predileção as ciências matemáticas. vtd 8 Procurar obter ou conservar: Cultivar amizades.

 

São vários significados e todos eles importantes para o momento que passamos agora: terrorismo, corrupção, desastres naturais, impunidade, falta de água, falta de respeito… Precisamos CULTIVAR! Bons exemplos, boas ações, bons pensamentos…

Então, #cultive!

Cultive a honestidade – chega de querer sempre levar vantagem! Nós somos alegres, afetuosos e muito generosos – este é o “jeitinho brasileiro” que precisa ser valorizado!

Cultive a gentileza – …sem querer nada em troca. Nos sentimos tão leves, tão bem!

Cultive o sorriso – que tal?

Cultive o olhar – O nosso dia-a-dia é tão automático que passamos diretos pelas coisas e pessoas sem percebê-las… a beleza está em todo lugar…

Cultive a educação – O nosso exemplo é a maior vitrine.

Cultive o sossego e o desassossego – Vivemos uma rotina a mil, cheia de informações e atividades, poder relaxar e desacelerar é muito importante! Ao mesmo tempo, não podemos estacionar se algo nos incomoda… a mudança começa em nós mesmos!

Cultive o amor – sim, “é preciso amar como se não houvesse amanhã”, já dizia Renato Russo. Dizer, fazer, multiplicar! Todo o tipo de amor!

Cultive a vida – É preciso valorizar!

Cultivar exige atenção, cuidado, paciência, dedicação…. não acontece de uma hora para outra. Com certeza haverá muitas oportunidades para sermos melhores! E gota a gota o reservatório vai enchendo…

#compartilhe! #cultive!

Inspire-se! Por uma humanidade melhor!

Abraços,

Malu Mattos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s