Jantar Japonês

Que tal receber seus amigos mais íntimos para um jantar japonês? Uma excelente pedida para comemorar o seu aniversário ou, simplesmente, para abrir os trabalhos do fim-de-semana, não é mesmo? Afinal, é sempre tempo de celebrar a vida, concordam?31_07_2014_AAqui, os tons escolhidos foram o laranja e o preto. Para dar o toque mais intimista, experimente transformar a sua mesa de centro na mesa de jantar e, no lugar das cadeiras, forre o chão com esteiras de bambu e distribua almofadas confortáveis ou futons. 31_07_2014_DLanternas e luminárias japonesas (apenas feitas com papel de arroz) complementam a decoração e deixam a iluminação mais suave e convidativa. Mas o toque de charme fica por conta dos origamis em forma de aves, que representam o Tsuru, uma ave sagrada do Japão, símbolo de saúde, boa sorte, felicidade, longevidade e fortuna. 31_07_2014_EConta a lenda japonesa que o tsuru pode viver até mil anos. E se a pessoa fizer 1000 tsurus, usando a técnica do origami – arte secular de dobrar o papel, com o pensamento voltado para um desejo, ele poderá se realizar. Então, mãos à obra!

Inicialmente o origami do tsuru tinha apenas função decorativa, era utilizado para enfeitar o quarto das crianças. Mais tarde, o tsuru foi associado às orações, sendo oferecidos nos templos, acompanhados de pedidos de proteção. Hoje é usado como enfeite nas festas de ano novo, batizados, casamentos, entre outras comemorações.anivermalubaixaresolucao (70 of 79) O cardápio, nesta festa, ficou por conta de um serviço de buffet especializado. Mas, se você tiver dotes culinários e quiser surpreender os seus convidados preparando receitas especiais, seguem duas dicas de dar água na boca!

FAÇA VOCÊ MESMO!

shake_no_shimejib07cc5

Shake no Shimeji  

Ingredientes:
1 filé de salmão (280g)
1 rodela de abacaxi descascado
4 colheres (sopa) de shoyu
1 colher (sopa) de sake
Ajinomoto
Sal
20g de manteiga
40g alho-poró cortado em fatias finas
50g couve-brócolis
120g cogumelos shimeji

Modo de Preparo: tempere o filé de salmão com sal e ajinomoto a gosto e reserve. Unte uma frigideira com 10g de manteiga, coloque o filé de salmão para fritar, deixando-o até dourar e reserve. Numa outra frigideira, coloque o restante da manteiga e os cogumelos, cozinhe até derreter toda a manteiga, em seguida adicione o shoyu, o saquê, o sal e o ajinomoto a gosto, o alho-poró e a couve-brócolis, deixe cozinhar até os cogumelos ficarem cozidos, em seguida monte o prato.

Montagem do Prato: coloque num prato redondo duas folhas de papel alumínio de aproximadamente 40cm, de modo que você possa fechar em formato de trouxinha, no centro do alumínio coloque o abacaxi, o filé de salmão frito sobre o abacaxi e espalhe os cogumelos por cima do filé de salmão, feche o alumínio. Espalhe o sal nas bordas do prato em toda a trouxinha e, em seguida, embeba o sal com álcool e atei fogo. Aguarde o fogo apagar e bom apetite.

 Fonte: Restaurante Nakombi. Foto do prato: divulgação 

jow-maru

Jow Maru Furai (sushi de salmão)

Ingredientes:
8 tiras de salmão
1 limão
100g de arroz japonês (cozido)
2 folhas de alface
Molho (misture 2 colheres de cream cheese com ketchup a gosto)

Modo de Preparo: pegue o arroz (10 g) e faça um bolinho. Enrole-o com uma tira de salmão cru. Repita o processo com as outras tiras. Depois de enroladas, dê uma leve fritada na parte externa das tiras utilizando uma frigideira com algumas gotas de óleo de azeite. Coloque o molho sobre o produto, junto com alguns gomos de limão e uma pequena folha de alface para realçar o sabor.

Dica do Chef: se preferir, substitua o limão por tomate cereja.

Fonte: Restaurante Kaza Sushi. Foto do prato: divulgação

Inspire-se!

Malu Mattos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s