Um boteco para chamar de seu

Este fim de semana promete! Feriadão com jogo do Brasil na segunda. Não tem preço! Então, que tal reunir a turma toda para curtir os jogos da copa na sua casa? Ou, melhor, no seu boteco?

BANNER_4

Resgate as camisas dos times do peito e das seleções da copa para dar o clima na decoração. Arremate com porta-copos das cervejas mais saboreadas no mundo.

BANNER_2

Os petiscos de bar não podem faltar! E, se você tem dom para chef e quer apostar em uma reunião gourmet, experimente incluir no cardápio esta seleção de pratos típicos com as principais seleções da copa!

BANNER_3

Inspire-se!
Abraços,
Malu Mattos

Cardápio campeão!

image001-2

BRASIL: Feijoada Completa
Serve: 6

Ingredientes
1 quilo de feijão carioca (preto)
½ quilo de carne seca
½ quilo de costelinha de porco salgada
1 linguiça portuguesa
100 gramas de toucinho
Tempero de alho e cebola pronto de sua preferência
Sal a gosto
1 pé de porco
1/2 quilo de lombo de porco salgado
1 língua de porco
1 orelhas de porco

Modo de preparo
De véspera, deixe as carnes salgadas de molho em água. No dia de fazer a feijoada, cozinhe o feijão em bastante água por 1 hora e ponha as carnes dessalgadas (já cortadas) numa panela e cubra com água para ferver. Quando o feijão estiver cozido, junte as carnes que foram dessalgadas, a linguiça e o toucinho (todas as carnes já cortadas). Cozinhe em fogo brando até engrossar. Frite o alho e a cebola em óleo com meia concha do caldo do feijão e junte-os à feijoada. Comece com um pouquinho e adicione mais se precisar. Salgue a gosto.

image007

ITÁLIA: Pão de Guerra

Ingredientes
1/2 kg de macarrão moído no liquidificador
1 1/2 xícara (chá) de leite
2 tabletes de fermento para pão
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
2 ovos ligeiramente batidos
1 xícara (chá) de farinha de trigo

Ingredientes recheio de salame
100g de salame em fatias picado
100g de queijo provolone ralado
250g de queijo mussarela ralado
1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
Orégano a gosto

Modo de preparo
Numa tigela coloque 1/2 kg de macarrão moído no liquidificador e deixe de molho em 1 1/2 xícara (chá) de leite, de um dia para o outro.
Dissolva 2 tabletes de fermento para pão em 1 colher (sopa) de açúcar. Junte 1 colher (chá) de sal, 2 colheres (sopa) de manteiga derretida, 2 ovos ligeiramente batidos e o macarrão (que ficou de molho no leite). Misturar bem e deixar crescer por 1 hora com a tigela envolvida em saco plástico.
 Numa superfície plana espalhe 1 xícara (chá) de farinha de trigo e coloque a massa crescida. Sove bem até desgrudar das mãos.
Com o auxílio de um rolo, abra a massa e dê o formato que desejar (se quiser coloque recheio nesta hora). Pincele gema de ovo, coloque numa assadeira e leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por 25 minutos.

-

Modo de preparo recheio de salame:
Numa tigela misture 100g de salame em fatias picado, 100g de queijo provolone ralado, 250g de queijo muçarela ralado, 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas e orégano a gosto. Recheie o pão.

image008

ARGENTINA: Locro criollo

Ingredientes
1 kg de milho-branco (canjica)
1 kg de feijão-branco
300 g de pancetta fatiada (toucinho fresco)
2 kg de costelinha de porco fresca
3 kg de fraldinha em cubos
600 g de linguiça tipo toscana em rodelas
1 cebola grande picada
10 dentes de alho picados
1 alho-poró picado (só a parte branca)
1 talo de salsão picado
3 litros de caldo de carne
1 repolho médio fatiado
10 batatas pequenas, em cubos grandes
1 abóbora japonesa (kabochá), em cubos médios
4 pimentões vermelhos em tiras
Vinho tinto
Azeite e sal a gosto

Modo de preparo
Deixe o milho-branco e o feijão-branco de molho na véspera. Cozinhe o milho em água e sal até ficar macio. Escorra e reserve. Em uma panela, aqueça um pouco de azeite e doure separadamente as carnes (reservando-as em uma vasilha à parte). Comece pela pancetta (que solta gordura). Depois doure a costela, a fraldinha e, por último, a linguiça. Conforme for fritando cada carne, regue com um pouco de vinho tinto e raspe o fundo da panela, para soltar as crostas que se formam e enriquecer o sabor do cozido. Na gordura que sobrou na panela, doure a cebola, o alho, o alho-poró e o salsão. Acrescente o caldo de carne (reserve um pouco para repor ao longo do cozimento) e o feijão-branco. Cozinhe por 20 minutos. Adicione as carnes e cozinhe por cerca de 40 minutos. Misture o repolho, as batatas e o milho-branco pré-cozido. Leve ao fogo por mais 20 minutos. Acrescente a abóbora e os pimentões e deixe cozinhar até amaciarem. Na hora de servir, distribua o cozido em pratos fundos e espalhe um fio de azeite por cima.

image011

ALEMANHA: Batata rösti recheada

Ingredientes
1 kg de batata cozida
200 g de frango em cubos
1 colher (sopa) rasa de azeite
1/2 cebola ralada
1 tomate médio sem pele e sem sementes picado
200 g de requeijão cremoso tipo Catupiry
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Azeite para untar

Modo de preparo
Cozinhe as batatas com casca até ficarem macias, porém firmes. Deixe amornar. Leve-as ao freezer por 10 minutos. Retire do freezer e rale no ralo grosso. Tempere com o sal e a pimenta. Reserve.

Recheio:
Refogue o frango com o azeite, a cebola e o tomate. Tempere com o sal e a pimenta e retire do fogo. Desfie o frango e junte o requeijão, até formar uma pasta. Separe duas frigideiras pequenas. Unte uma delas e cubra o fundo com a batata ralada. Ponha no centro da frigideira 2 colheres (sopa) bem cheias do recheio e cubra com o restante da batata. Com a colher, aperte e molde a batata, para que fique arredondada, e cubra com a outra frigideira como se fosse um tostex. Cozinhe por cerca de 10 minutos de cada lado. Regue com um fio de azeite ao virar a batata.

image015

ESPANHA: Gaspacho espanhol

Ingredientes
6 tomates maduros
1/2 pepino pequeno
1 pedaço de pimentão vermelho
Remova a casca dura dos pães, deixando somente o miolo em pedaços.

Modo de preparo
Limpe os tomates, retirando os talos, e descasque o pepino, reservando um pedaço para a finalização. Pique os tomates, pepino, alho e pimentão verde e coloque tudo, juntamente com os pães, o azeite, vinagre, água e sal, em uma jarra de liquidificador e triture tudo, até que fique com a consistência de um creme avermelhado e homogêneo.
Transfira o creme para uma tigela, coando-o, e reserve no refrigerador por cerca de 1 hora. Para servir, pique o pedaço reservado de pepino em pequenos cubos e polvilhe sobre a sopa.

image018

INGLATERRA: Fish and Chips

Ingredientes
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 xícara (chá) de cerveja clara
1 colher (sopa) de vinagre
1 colher (café) de sal
250 g de peixe
Óleo suficiente para fritar

Batata
1 batata descascada e cortada no sentido vertical (em palitos grossos)
Óleo para fritar
Sal a gosto

Purê de Ervilha
1 xícara (chá) de ervilha frescas
Água para cozinhar
Sal a gosto

Modo de fazer
Em um recipiente, coloque 1 xícara de chá de farinha de trigo, o fermento e a cerveja. Mexa bem com um fouet. Adicione o vinagre e o sal e reserve a mistura. Empane o peixe na farinha de trigo e depois na mistura. Em seguida, frite o peixe em óleo quente. Frite a batata em óleo quente. Sirva com um pouco de sal. Cozinhe bem as ervilhas em água e sal. Escorra a água e coloque a ervilha em uma panela antiaderente. Amasse parte das ervilhas para formar uma espécie de purê. Para servir, coloque as ervilhas em um prato e por cima o peixe frito. Ao lado coloque as batatas. Sirva acompanhado do tradicional molho tártaro.

image025

FRANÇA: Ratatouille

Ingredientes
1 berinjela
2 dentes de Alho
1 cebola grande
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
4 tomates grandes
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde

Courgette
1 colher (chá) polpa de tomate:
1 colher (chá) tomilho seco
2 folhas de louro
2 colheres (sopa) salsa picada
3 colheres (sopa) azeite
Sal a gosto

Modo de preparo
Comece por cortar as pontas à berinjela. Corte-a em fatias e tempere com sal a gosto. Fica a escorrer num passadouro. Entretanto, preparam-se os restantes vegetais. Descasca-se e pica-se grosseiramente a cebola e os dentes de alho. No fogão, aquece-se o azeite numa caçarola que, mais tarde, possa ir ao forno. Ai refoga-se a cebola e o alho. Quando a cebola ficar transparente, junta-se a polpa de tomate. Corta-se os tomates em cubos e os pimentos em tiras, retirando em ambos os casos as sementes. Lava-se muito bem as courgettes e corta-se em rodelas. 
Depois, verte-se na caçarola, os pedaços de tomate, pimentos, courgettes, rosmaninho, tomilho e folha de louro. Lava-se a berinjela, corta-se em cubos, e leva-se à caçarola. Vai, então, a caçarola ao forno, a 180ºC, durante uma hora. No final vai à mesa com a salsa picada.

image030

URUGUAI: Estofado

Ingredientes
800g de miolo de contra filé
1 colher (sopa) de molho de tomate
2 xícaras de tomates picados
1 cebola grande
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde pequeno
25g de azeite
2 dentes de alho
2 colheres (café) de açúcar
2 folhas de louro
1/2 colher (café) de orégano
1/2 colher (café) de tomilho
1 colher (café) de salsa
1 colher (café) de sal

Modo de preparo
Corte a carne em pedaços médios e tempere com sal. Doure a carne em uma panela com o azeite. Adicione a cebola, a salsa, os pimentões e o alho bem picados e misture. Em seguida, junte os tomates, o molho de tomate, o louro, o orégano, o tomilho e o açúcar. Deixe cozinhar em fogo baixo por 2 horas e 30 minutos, sempre regando a carne com o molho que se forma.

Não podia faltar!

image031

CAMARÕES: Espinafre à moda dos Camarões
Serve: 3

Ingredientes
1 colher (sopa) de azeite
alho picado a gosto
280 g de espinafre fresco lavado
140 g de cogumelos shiitake frescos, sem os talos e fatiado
1 cebola média, picada grosseiramente

Modo de preparo
Em uma wok ou frigideira grande, em fogo médio, aqueça o azeite junto com o alho. Acrescente os cogumelos, a cebola e refogue-os até estarem quase prontos. Coloque o espinafre e continue refogando até o espinafre murchar, o que pode levar de 5 a 7 minutos.

Receitas do Chef Maurício Lopes, professor de Gastronomia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s